Nome: Hélder Manuel Marques Postiga
Data de nascimento: 2 de Agosto de 1981
Idade: 25 anos
Clubes: FC Porto - Tottenham - FC Porto - St Etienne - FC Porto - Panathinaikos - FC Porto - Sporting
Internacionalizações: 32 (10 golos)
Carreira:
Após Octávio Machado chegar ao FC Porto, na época de 2001/2002, Postiga entrou para a equipa principal sendo inclusive decisivo em alguns jogos. Na mesma época em que José Mourinho assumiu o comando da equipa como treinador, Postiga passou a ser uma estrela no clube, com 19 golos marcados (13 no campeonato e mais 6 na Taça UEFA) aos 20 anos de idade, e em 2002/2003 ganhou com a sua equipa o Campeonato português a Taça de Portugal e a Taça UEFA, mas não pôde jogar a final por ter sido expulso nas meias-finais com a Lazio.
Os seus dotes de futebolista começaram a revelar-se e tornou-se um elemento decisivo nas vitórias do seu clube e uma figura cada vez mais querida dos adeptos portistas, que reclamavam a sua presença nos grandes jogos. Alguns clubes europeus mostraram-se interessados devido à sua boa prestação no FC Porto, entre eles o Tottenham.
No final de um ano glorioso, cheio de conquistas, transferiu-se para o Tottenham Hotspur por cerca de €9 milhões. Chegou a Londres rotulado de estrela, mas não se adaptou ao futebol e, consequentemente, não se conseguiu mostrar ao seu treinador, também por falta de oportunidades. Participou em apenas 19 partidas com a marca de 2 golos. Mas mesmo assim conseguiu ser convocado para o Euro 2004, aproveitando a ocasião para dizer que queria relançar a carreira. A imprensa noticiou o interesse do SL Benfica mas Postiga diz que em Portugal só jogava no FC Porto e foi isso que aconteceu.
No defeso de 2004/2005 Hélder Postiga regressou a casa com o aval do treinado Victor Fernandez numa transferência que incluiu a ida de Pedro Mendes para os Spurs, mas Fernandez também não apostou nele. Não fosse a troca de treinador a meio da época e Postiga teria outra época desastrosa, mas com a vinda de José Couceiro ainda teve tempo para marcar 3 golos.
Em 2005/2006 nova época, novo treinador. Desta vez foi Co Adriaanse, que na pre-temporada utilizou muito Postiga na posição 10, mas devido a problemas não explicados pelo clube, o treinador afastou o jogador para a equipa B. Em Dezembro, Postiga foi emprestado ao Saint-Etienne,com opção de compra para os franceses caso gostassem do avançado.Hélder Postiga participou em 8 jogos e marcou 3 golos. Teve logo um grande afecto por parte dos adeptos, mas regressou ao FC Porto.
Em 2006/2007, a mando de Jesualdo Ferreira, Hélder Postiga voltou ao FC Porto e impôs-se finalmente no clube, ao fim de 4 anos. Manteve acesa a luta com Adriano por um lugar no onze inicial até ao fim da época, ajudando o clube a conquistar o Bi-Campeonato com 11 golos em 24 jogos.
Em 2007/2008 apenas jogou por 6 vezes nas primeiras 15 jornadas. Foi poucas vezes titular, e por outras nem foi convocado. No início da segunda volta do campeonato rumou ao Campeonato Grego de Futebol para representar o Panathinaikos até ao fim da época, por empréstimo do Porto.
No dia da partida da selecção nacional, 1 de Junho de 2008 para a Suíça, para jogarem no Campeonato Europeu de Futebol de 2008 foi anunciada a sua mudança para o Sporting Clube de Portugal, num contrato válido por três anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário